segunda-feira, 27 de abril de 2015

Guarda-roupa cápsula


Já ouviram falar no capsule wardrobe? É um conceito inventado pela francesa Susie Faux e, desde então, tem sido reproduzido em inúmeros blogues e vídeos no youtube. Pode ter muitas variantes, mas a ideia é formar um guarda-roupa minimalista com poucas peças que se adaptem ao nosso dia-a-dia, para simplificar a tarefa de nos vestirmos. E deve ser pensado com antecedência, no início de cada duas estações, para que saibamos o que realmente precisamos e vamos usar. No fundo, é pensar naquilo que vamos MESMO vestir, sem comprar por impulso o que nos aparece à frente.

Fiz uma lista do que preciso idealmente (com orçamento e tudo!), na maioria para renovar o que já tenho, e é isto:

  1. jeans azuis-escuros
  2. jeans cinzentos-claros (tinha uns que adorava, mas estragaram-se e tenho mesmo de os substituir)
  3. camisa branca (tenho várias, mas continuo a achar que preciso de uma nova)
  4. camisa azul clara
  5. casaco de malha azul marinho
  6. blazer ou blusão ou capa
  7. sapatos pretos
  8. sapatos em castanho claro
  9. carteira preta ou em castanho claro
  10. blusa leve
  11. outra blusa leve
  12. vestido (ainda não sei se vou comprar, porque acabo por usar poucas vezes)

A ver se começo a comprar esta semana!


15 comentários:

  1. Depois de adquiridas as coisas, hás-de postar uma fotosita prá rapaziada apreciar!
    :)))

    ResponderEliminar
  2. Espera...eu tenho uma solução ainda melhor! ;D -
    http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/04/mulher-veste-mesma-roupa-para-trabalhar-todos-os-dias-ha-tres-anos.html

    R: regalias d "A mãe" :)
    beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia! Por falar nisso: tenho que ir dar uma vista de olhos ao meu guarda-roupa e fazer uma listazinha assim.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  4. Conheço, mas sempre que tento fazer algo igual fico sem vontade só de pensar....
    Primeiro tenho de ter a coragem de mandar embora o que está dentro do armário e não visto.
    Camisas brancas, tops ou tshirts e camisolas também acho que nunca são demais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Esse conceito não conhecia, mas parece a mesma base da famosa lista de peças que devemos ter no guarda roupa para servir de base para as inumeros conjungações.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Fiz uma proposta a mim mesma cada vez que compro uma peça retiro uma idêntica para dar ,comprei um casaco de malha retirei outro da mesma cor para dar comprei umas calças de ganga retirei outras, mas confesso que eu devia era de esvaziar pelo menos duas das gavetas , é aquela roupa que temos e pensamos que pode fazer jeito ou quando emagrecer já me serve enfim...

    ResponderEliminar
  7. .

    Vocês mulheres e a magia
    do encanto...
    Um beijo, amiga.




    .

    ResponderEliminar
  8. Faz-me falta um blazer, mas não consigo encontrar um que goste.

    ResponderEliminar
  9. Oi querida
    Muito interessante essa lista, não tinha conhecimento. Mas como tudo na vida precisa ser planejado é uma ótima ideia fazer isso também com as roupas básicas e que permitam looks variados. Gostei desta dica
    Beijos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  10. Eu confesso que já fiz essa lista mas depois quando vou ás compras estrago tudo!!

    ResponderEliminar
  11. E assim acabava-se com o guarda-roupa cheio de roupa que já não se usa, mas que temos pena de largar.
    Eu tenho estado para chegar a uma lista dessas mas ainda não arranjei coragem.:(
    Obrigada pela dica e pela força.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que a camisa branca não é essencial ;)

    L*

    ResponderEliminar
  13. adorei a lista! vou acompanhar a tua e fazer a minha :)
    ***

    ResponderEliminar
  14. vou seguir atentamente! também ando numa fase minimalista

    ResponderEliminar