sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Emprego





Há dias li no blogue de uma menina as preocupações dela em relação a conseguir um emprego. O emprego, ou melhor, o trabalho, é uma questão muito sensível para mim, porque dele depende a nossa independência. Bom, sem mais delongas, vamos tentar dar umas dicas:

Cursos: bem sei, estudar está a voltar a ser uma coisa de ricos… Mesmo assim, há uma série de cursos gratuitos, alguns até com bolsa ou pagamento de despesas de alimentação, que podemos fazer. Vejam, por exemplo, aqui.

Empresas de trabalho temporário: há tantas (Manpower, Adecco, etc.). Inscrevem-se e certamente alguma coisa hão-de arranjar. Geralmente são empregos temporários, mas por vezes as empresas servem-se disso para ter pessoas à experiência para contratar mais tarde.

Empresas de recrutamento: para além das anteriores, há algumas agências mesmo direccionadas para o recrutamento, como a Michael Page. Inscrevam-se, não perdem nada. O registo pode ser feito pelo site. "No meu tempo" não havia disto, era tudo presencial!

A par das empresas de recrutamento e trabalho temporário, a minha dica preferida é esta: fóruns e comunidades online! Até mesmo no Facebook, há montes de grupos direccionados para os interesses de cada pessoa. Há fóruns de debate e informações, há comunidades… pesquisem pela vossa área e inscrevam-se. É muito compensador, palavra de Gata Borralheira que está inscrita em muitos!

Por último, mas não menos importante: candidatem-se espontaneamente, ou seja, enviem o vosso currículo para todo o lado. Mais uma vez, hoje em dia é muito mais fácil, não é como no tempo em que tínhamos de enviar por carta, gastar selos… hoje em dia, basta pesquisar os sites das empresas e enviar tudo por email.

Boa sorte!


15 comentários:

  1. Excelentes dicas, Gata.
    O importante é não desistir.

    :)

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Eu não acho que estudar está a voltar a ser uma coisa de ricos; aliás, até acho que há imensa oferta (pública e privada) e depois não há colocação para a maioria. Então com "Bolonha", saem das universidades 'fornadas' de pessoas com mestrado e depois? depois as empresas não querem pagar de acordo com as habilitações! (quando eu terminei os estudos já era assim, e tinha uma agora 'reles' licenciatura...)

    Mas deixa-me dizer-te que trabalhei durante sete anos como hospedeira de eventos e nos 'entretantos' tinha trabalhos temporários; eu apenas posso falar da Adecco, que foi a empresa com a qual mais trabalhei e que sempre me arranjou trabalhos, porque se tiveres uma boa prestação e subsequente avaliação, a empresa investe em ti!

    Mas, sim, o importante é insistir e não desistir porque, tal como para ti, para mim o trabalho também é uma questão muito sensível.

    ResponderEliminar
  3. Muito boas dicas. Acrescento a Multitempo, de trabalho temporário ;)

    Beijinho
    Espelho da Isabel Blog | Facebook

    ResponderEliminar
  4. Bom post, contudo no que diz respeito às empresas de trabalho temporário infelizmente existem umas quantas em que as pessoas são tratadas como carne para canhão...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  5. Pela minha experiência quem contrata não perde muito tempo a olhar para os cursos de formação profissional, é bom para não estar parado em casa, mas as empresas dão pouco valor a isso

    ResponderEliminar
  6. Bela publicação capaz de dar rumo pra muita gente.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  7. Excelente dica.
    Desejo um Excelente Fim de Semana pra você e sua família :0)
    A amizade quando verdadeira dobra a nossa alegria e divide a tristeza ao meio.
    Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com


    ResponderEliminar
  8. Boas dicas para alguém se orientar!

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelas dicas :) Já tinha feito quase tudo o que disseste mas agora vou investir mais naquilo que me falta :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Obrigada de coração pelas dicas ;) Está complicado ;(

    ResponderEliminar
  11. Boas dicas Gata. Apesar de nunca ter passado por uma situação destas, o coração aperta sempre que vejo destas histórias.

    Beijinho e boa semana *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Hello from Poland: Very good topic because the work is important. Beautiful glass and metal ear. Fantastic!
    Thank you for visiting my blog. :)

    ResponderEliminar