domingo, 19 de julho de 2015

Plano semanal


Um clássico para quem trabalha em casa como eu é o problema da gestão do tempo.

Consigo produzir bastante, mas faço mesmo muitas pausas, tenho os chamados "bichinhos-carpinteiros" e levanto-me constantemente para acudir a esta ou aquela tarefa doméstica ou, mesmo, tirar mais um café. Isso, a par de nunca ter sido muito disciplinada, também me traz, pelo menos, uma vantagem: não sofrer de tendinites, dores nas articulações (a não ser muito raramente nalgum dedo), síndromes do túnel cárpico, tenossinovites e afins, como se queixam em massa os meus colegas. Chego a achar pouco normal não ter nada disto!

Mas a falta de disciplina chateia-me, de modo que, mais uma vez, vou iniciar amanhã nova tentativa para trabalhar mais "seguido".

Ora vamos:

7h20 - 7h30: ver o e-mail

7h30 - 8h: tratar do pequeno-almoço e arranjar-me  

8h - 12h: trabalhar

12h - 13h: pausa para almoço, assuntos domésticos e escrever nos blogues (sim, tenho outro, chiuuuu)

13 - 17h: trabalhar

17h - 18h: ler (15 min.), ginástica ou caminhada (45 min.)

18h - 19h: assuntos domésticos

19h - 23h: período "hora de ponta" - cozinhar, jantar + assuntos domésticos, alimentar os gatos do parque, ver novamente e-mail, retribuir comentários em blogues, etc. Acho que consigo encaixar alguma coisa mais interessante aqui, enfim, verei nos próximos dias...

23h (esta hora parece-me tão utópica…): arranjar-me para dormir, ler (1 hora) e dormir  

Os períodos de trabalho vão tentar seguir o conhecido método pomodoro, em que se trabalha 25 minutos directos + pausa de 5 minutos. A ver como se porta a minha produtividade…
Em fases de mesmo muito trabalho, já se está a ver que terei de acrescentar mais horas ao trabalho.   

E retomar a música que eu dantes tanto ouvia. Acho que a música já foi minha salvadora e tenho sido ingrata com ela :)


15 comentários:

  1. Gerir o tempo não é uma das tarefas mais fáceis minha querida mas com este cronograma tudo sairá a contento dentro do previsto
    Um domingo feliz recheado de alegrias
    Um super beijo

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre é fácil tentar gerir o tempo. Parece que temos muito tempo para tudo, mas é quando vemos que não :)

    ResponderEliminar
  3. A gestão de tempo nem sempre é fácil,mas como mulheres, conseguimos ser "multi-task"! Eu, pelo menos, consigo e às vezes não sei bem como. Agora 10 minutos para ver e-mails??? Para mim era totalmente impossível. Digo que vou por 10 minutos e fico hoooraaassss!!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Com organização é mais fácil gerir o tempo.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho o mesmo "problema" que tu, também trabalho maioritariamente em casa e de facto a gestão do tempo acaba por ser mais complicada porque acabamos por misturar assuntos de trabalho com os assuntos domésticos e até de lazer mais os recados lá fora que acabamos por ter que fazer, no meu caso mais o colégio de meu filho e boleias de carro para o ténis, explicações, etc :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  6. Parece me uma boa rotina, mas trabalhar em casa e gerir os próprios horários deve ser muito bom ;)

    ResponderEliminar
  7. Nunca trabalhei em casa, mas acho que o meu problema principal seria o facto de pensarem que já que estou em casa tenho tempo para tudo e mais qualquer coisa, para outrém entendasse.
    Bjs e tudo a correr bem

    ResponderEliminar
  8. Eu não trabalho propriamente, mas estou em casa, de volta da tese. Nunca na minha vida pensei que isto ia ser tão complicado e que ia demorar tanto tempo a despachá-la... Juro! O facto de estar em casa tem vantagens e desvantagens: se por um lado sinto que não preciso de perder muito tempo - não me maquilho para estar em casa, por exemplo, e não perco tempo em deslocações... - por outro sinto que tenho "todo o tempo do mundo"... mas não tenho!! Parece que tenho tanto tempo mas na prática não o aproveito devidamente.

    Enfim, preciso mesmo de me organizar. Não sei se seria capaz de definir um plano tão concrecto como este... mas essa ideia dos 25 min seguidos de um pausa de 5 ficaram aqui a dar-me que pensar... ;)

    ResponderEliminar
  9. isso de trabalhar em casa é bom?
    eu não me importava mas tinha que ter mesmo muito trabalho porque me farto de não ter nada para fazer!!!
    acho esta tua rotina excelente!!
    parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Sou igual, e o método dos pomodoros é das poucas coisas que ajudam!

    ResponderEliminar
  11. Olha eu gostava imenso de trabalhar em casa e poder gerir os meus horários. Eu confesso, se há coisa que mais me chateia é ter que cumprir horários perante patrões... Irra!

    ResponderEliminar
  12. Ao ler "escrever nos blogues" não interpretei como teres mais de um mas pensei 'escrever em blogues', tal como estou eu agora a fazer. Gosto de ir espreitando os alheios e acho que é raro não escrever em todos. A menos que os assuntos, post atrás de post, não me digam nada (como uma série de instagrams e produtos ou outfits)

    ResponderEliminar
  13. Acho que trabalhar em casa é contraproducente. Prefiro ter um local de trabalho externo. Sinto-me mais produtiva e descobri que gosto das deslocações - embora stresse um tanto nos transportes.

    Trabalhar em casa, a meu ver, só resulta da seguinte forma: MORAS SOZINHA. Assim ninguém está sempre a chamar-te para falar ou pedir coisas. Mas se não tens isto, tens de levar o escritório para casa e ter uma área de trabalho só tua, isolada, mesmo restrita - como antigamente os homens tinham em suas mansões. As mulheres sabiam que quando o homem estava lá dentro, este não podia ser incomodado. (que diferença quando os papéis se invertem, não é?). E depois é a tua rotina e disciplina que tem de fazer o resto. Mas acho que não ia gostar. Gosto do contacto com outras pessoas, nem que seja para encher a vista. Gosto de espaços amplos e de movimento.

    ResponderEliminar