domingo, 27 de abril de 2014

Quarto, casa, meu



(Já comprei novidades de cosmética para postar daqui a uns dias, quando testar! Por hora, vamos a letras.)

Li muito quando era miúda, depois deixei de ter tempo. Há 20 anos que tenho pouco tempo, há 13 anos que tenho ainda menos tempo.

Há meia dúzia de meses tenho tentado ler todos os dias informação e literatura. Neste momento leio As Pequenas Memórias, de José Saramago, de que só tinha lido o Memorial do Convento, como leitura escolar. Ainda estou no início e logo isto:



«Já não existe a casa em que nasci, mas esse facto é-me indiferente porque não guardo qualquer lembrança de ter vivido nela. Também desapareceu num montão de escombros a outra, aquela que durante dez ou doze anos foi o lar supremo (...). Essa perda, porém, há muito tempo que deixou de me causar sofrimento porque, pelo poder reconstrutor da memória, posso levantar em cada instante as suas paredes brancas, plantar a oliveira que dava sombra à entrada, abrir e fechar o postigo da porta e a cancela do quintal onde um dia vi uma pequena cobra enroscada, (...)»



 **********

Na mesma noite em que o leio, eis Gonçalo M. Tavares, a meio de uma revista Visão antiga (sou assinante há muitos anos, mas não consigo colocar a leitura em dia):


 
Também entendem esta noção de espaço nosso deixado, ou melhor, passado para trás?

6 comentários:

  1. Claro que sim. Essa sensação é semelhante a limpar o pó, sacudir os tapetes e varrer a casa. Beijinhos Linda Gata. estou por perto***

    ResponderEliminar
  2. Eu tento sempre ler todos os dias, não resisto a um livro!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Saramago. Houve uma altura, acho que foi na altura da atribuição do Prémio Nobel, li uns quantos livros dele.
    Agora vou-o lendo mas mais devagar. No excerto que aqui colocou, vê-se bem o poder da memória.
    Em relação a Gonçalo M. Tavares há que tempos que ando para ler alguma coisa dele. Até tenho vergonha de o dizer... Só tenho lido alguns artigos em revistas e notícias sobre a sua obra. É uma lacuna que tenho de remediar, não qualquer dúvida. Obrigada por estes apontamentos, quase um alerta para mim..

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Fazes muito bem em pôr as leituras em dia. Gosto muito muito muito de Saramago :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar