sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Avarenta






Num destes fins-de-semana, vi um programa delicioso, mas delicioso!, no TLC, o Extreme Cheapskates, sobre pessoal extremamente avarento. Não são pessoas "necessitadas", é gente que não gosta de gastar um tusto!

Bom, eu já vi alguns episódios daquilo e apercebi-me de que, eu própria, poderia figurar num desses programas… Sim, é assustador, mas eu tenho mesmo alguns hábitos daquele povo! Senão vejamos:

1. eu apanho lenha fina e pinhas nas minhas caminhadas, para depois usar na lareira. Conhecem mais alguém que o faça? Eu não! Como eu, só me lembro de senhoras idosas na gélida Rússia, em fotografias vistas em reportagens, a esgravatarem o chão à procura de lenha para acender o fogão. Acabo de me lembrar de um personagem de um romance que li há muitos anos que, a par de beber perfume por lhe ter acabado o álcool todo, partiu uma cadeira para ter lenha para se aquecer. Oh miséria…

2. eu guardo caixas médias e até envelopes almofadados - sim, usados - para reutilizar quando tenho de enviar, normalmente, presentes a amigas. (Já estão chocadas ou continuo?)

3. eu reutilizo água recolhida em recipientes na banca da cozinha, por exemplo, de lavar legumes, para regar as plantas da varanda.

4. eu tenho roupa, e muita, com mais de 10 anos, em bom estado, como já saberão se têm acompanhado o blogue. Aliás, num dos episódios, apresentavam como exemplo chocante uma senhora ter uns calções com 12 ou 14 anos. So what???

5. eu corto a meio os tubos de cosméticos quando parecem já estar vazios, porque ainda costumam ter produto para 2 ou 3 aplicações.

6. eu aproveito folhas com um lado em branco, que vêm na correspondência, para imprimir esse lado, por exemplo, para documentos de trabalho ou até para comprovativos de pagamento (se um dia precisar de os apresentar, tiro uma cópia!). 

7. eu não dispenso as amostras que me dão: tenho um cesto cheio delas, apesar de ir experimentando regularmente.

Eu podia continuar, mas acho que já chega…

14 comentários:

  1. Cá entre nós só não faço a primeira, como não tenho lareira acho que era estranho eu fazer não é? De resto faço tudo o que falaste eu acho que isso não é ser avarento é ser poupado! Nos dias que correm temos que poupar tudo o que podemos, reutilizar, poupar material, ora a essas pessoas chamam-se espertas e não avarentas!
    Vou eu meter um tubo de creme pro lixo quando ainda tem lá para utilizar mais umas vezes? Ora mudem lá o formato do tubo ou do creme e amostras eu adoro para experimentar novos produtos e saber se vale apena comprar ou não :)

    ResponderEliminar
  2. ah ah acho que já vais ser contactada pelos produtores do programa!

    ResponderEliminar
  3. Algumas coisas dessas eu também faço. por exemplo, aproveitar os papéis, embora não chegue a tanto.

    Mas quanto a roupa também guardo quase tudo, rrss

    O pior é quando tenho que fazer arrumações como foi caso recente...e aí faço uma razia.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  4. Eu também faço isso ! No poupar é que está o ganho eheh!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  5. Mas isso é ser poupada e racionalizar (e racionar) recursos, não é EXTREME! Pelo que tenho visto, os extreme cheapsakates vasculham comida no lixo, andam rotos, tomam banho vestidos para não ter de lavar roupa. Não conhecia este blog, mas vou passar cá mais vezes :)

    ResponderEliminar
  6. Eu também faço isso tudo...
    O que é que isso quer dizer de mim???

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem faco algumas dessas coisas... shhh ;D
    Excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Também tenho algumas dessas 'coisas'... Tenho de ver esse programa!

    L*

    ResponderEliminar
  9. Não é ser avarenta, acho que fazes muito bem, a minha mãe também faz muitas dessas coisas, tal como cortar os recipientes de cosméticos, está sempre a dar-me na cabeça que ainda tem muito para gastar haha
    Mas é muito bom ser-se assim, significa que dás valor às coisas :)

    Nesse programa (que eu só vi ainda a apresentação) essas pessoas têm um problema mental, o que não é o teu caso :D

    http://wildndfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Eu confesso que adoro os programas "Extreme" - alguns exemplos estão no limiar da loucura! :-)

    Então... Eu utilizo a água que cai enquanto espero que a mesma aqueça antes de começar a tomar o duche para depois regar as plantas do terraço. Também tenho roupa com vários anos, especialmente casacos e sobretudos, calças e blusas é que não porque sofri oscilações de peso nos últimos 10 anos. Também coro a meio os tubos de cosméticos e aproveito o produto até ao fim.

    Mas não apanho lenha fina e nem pinhas porque não tenho lareira. :-)

    ResponderEliminar
  11. Ahaha!
    Sim, tens um pouco, não há como negar. Mas a boa notícia é que está "in" ser poupadinha - que também é o teu caso. Eu nunca gostei do desperdício e via muito à minha volta.

    Quanto à roupa sou como tu. Não gosto de a comprar pelo que a que tenho serve-me muuuuito tempo. Mas em relação à idade dos calções dessa senhora (foi o único episódio que vi, ela era oriental e tirava a comida do lixo) o problema não era esse mas sim estarem estragados e ela os prender com uma mola de roupa :) Ao menos arranjava uma agulha e linha, um botão ehehe

    ResponderEliminar
  12. Boas dicas! Eu nunca deito fora "meias solteiras" nem t-shirts ou tops velhos... Lavo tudo muito bem lavadinho e uso como panos de limpar o pó :)

    O TLC tem programas que não lembram nem ao diabo mas eu gosto muito e acho que facilmente conseguiria passar um dia inteiro a ver aquilo. No que diz respeito aos Extreme Cheapskates, vi um episódio sobre uma mulher que ia buscar comida a contentores de lixo mesmo quando convidava amigos para jantar. Se não me engano, também tinha uns calções muito velhos. Noutro episódio, havia um homem em cuja casa as pessoas só estavam autorizadas a puxar o autoclismo uma vez por semana... Poupar é óptimo mas, como tudo o resto, pode dar origem a exageros...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Eu faço tudo o que mencionaste com excepção de apanhar lenha porque não tenho lareira, mas no último passeio por um pinhal apanhei pinhas para fazer uma decoração mais invernal na sala ;)
    Não acho que seja forretice, é mais ser poupada e gerir melhor o que se tem ;)

    ResponderEliminar