quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A beleza, a feminilidade




Durante anos e anos e anos convenci-me de que a feminilidade não era vaidade, detestei e rejeitei a vaidade (afinal, é um pecado. A propósito disso, acho incrível como hoje em dia ser vaidosa é considerado uma qualidade! É um defeito, a modéstia é que é uma qualidade! Como as coisas mudam com o tempo…).

Sempre olhei para a minha mãe como exemplo de feminilidade sem qualquer vaidade. Nunca se maquilhou, nunca pintou o cabelo (nem eu, e estou cheia de brancas…), sempre andou muito simples e eu não consigo imaginar ninguém mais feminina, mas genuinamente feminina, nos gestos dela, sobretudo na forma como sempre colocou os outros em primeiro lugar. 

Noutro dia, um escritor disse na TV que a mulher é amor, que a mulher ama tudo à sua volta, e isto é para mim a feminilidade. Mas… olho para mim, vejo os dias a correrem, olho em volta e penso se isto (me) chega.

7 comentários:

  1. Vaidade é coisa que me não agrada.

    A única coisa que sempre cuidei desde a adolescência foram as mãos e tenho sempre as unhas pintadas e compridas . De resto, pinto os lábios raramente.

    Pintei os cabelos por brincadeira, por causa de madeixas que me agradam,e, principalmente, para o secar, mas agora tenho cabelo ao natural porque está todo cinzento e até parece madeixas, rrss

    Não é necessário andar toda embonecada para se ser feminina. O que sempre fui, sou e serei é feminista, porque acho que esta sociedade machista faz muitíssimo mal às mulheres, mas também não favorece os homens-

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. A mulher quer sempre algo mais, e um pouco de vaidade nunca faz mal a ninguém!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou vaidosa, mas gosto de me arranjar para me sentir bem. Eu maquilho-me, ainda que discretamente, e pinto o cabelo. Mas faço-o por mim! Sempre o fiz. Se não gostam, olhem para outro lado!

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante! A minha mãe também nunca se maquilhou, nunca foi escrava da moda, mas gostava de vestir bem e sempre cuidou do cabelo. Eu acho que a diferença está em gostar de nós, gostarmos de andar apresentáveis e sermos escravas de algo ou deixar que isso seja a coisa mais importante da nossa vida

    ResponderEliminar
  5. Tens mesmo razão, porém, eu sou muito vaidosa ahaha :) | Jessy Silva

    ResponderEliminar

  6. Olá, Gata

    Adorei o seu texto. Então, a falar da Mãe, fiquei toda emocionada. Lembrou-me a minha. Lindas as Mães! De facto conseguem espalhar o bem-estar e a alegria, e os trabalhos que têm com os filhos não lhes pesam.
    Isto de uma pessoa se maquilhar, ou não, vai da maneira de ser de cada pessoa. Mas acho que um arzinho de carmim, um batonzinho, às vezes, fazem a diferença. Um pouco de vaidade, que bom!

    :)

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar